27 de setembro de 2007

Pirão (ou Caldo da ilha)

Embora em toda a África se chame pirão a uma massa confeccionada com fuba de mandioca e/ou fuba de milho, existe uma iguaria gastronómica caracteristica de Luanda a que também se dá o nome de pirão. É este caldinho picante (pra quem goste), servido bem quente e acompanhado de farinha de mandioca torrada (eu fiz uma espécie de farófia porque gosto mais assim hihi). Nesta foto não aparece nem a mandioca nem a batata doce (foi a única que ficou bem). :(
Experimentem, é medonho!!!!!
Para o caldo:
  • 1 peixe fresco (eu usei negrão)
  • 1 mandioca
  • 1 batata doce
  • 3 tomates
  • 1 colher de sopa de polpa de tomate
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 2 malaguetas
  • azeite
  • sal
Fiz um refogado com a cebola às rodelas fininhas, o alho inteiro, os tomates e um pouco de azeite. Em seguida coloquei o peixe, arranjado e cortado às postas, e deixei estufar um pouco. Depois coloquei bastante água , a mandioca e a batata doce descascadas e cortadas em rodelas grossas (como a batata na caldeirada), o sal e as malaguetas. Quando estava quase pronta, rectifiquei os temperos e deixei cozinhar bem. Servi bem quente (é essencial) acompanhada com farinha de mandioca torrada.
Para a farinha:
  • 250 gr. de farinha de mandioca
  • 1 mão de pickles
  • azeite e sal
Coloquei o azeite e os pickles numa frigideira grande. Deixei aquecer um pouco e coloquei a farinha. Deixei torrar um pouquinho sempre a mexer. Temperei com uma pitadinha de sal fino.

9 comentários:

Monicassia disse...

Bruxinha malvada...não consigo resistir a esta tentação...este vai ser a minha poção para o jantar hihihi

anna disse...

Temos uma bruxinha exótica!
Uau!
Beijinhos.

Elvira disse...

Parece saboroso e é light, ainda por cima. :-)

Marizé disse...

Gosto muito destes caldinhos exóticos.
Este é sem duvida uma óptima sugestão.
Beijocas

Laranja com Canela disse...

Que belo caldinho. Deve ser bem saboroso.

anna disse...

Mucha, quando puderes passa pelo meu blog, ok?

Anónimo disse...

Ola Mucha :-)

Este pirao parece muito bom, tenho e que convencer a familia primeiro. O outro pirao, o da farinha, por acaso sabe como fazer?
Beijinhos e boas pocoes.
Aprendiza de Cozinheira

oquefazerprojantar??? disse...

gostei da ideia desse caldinho. Parece ser muito bom e já vou querer experimentar

Mucha disse...

Este caldinho é realmente muito bom!! Experimentem porque vale a pena.

Aprendiza de cozinheira: aqui em casa come-se muito esse segundo pirão, mas nunca sou eu a fazer. No entanto eu vou pedir à minha mana bruxinha para fazer e logo, logo, postarei aqui n'O Caldeirão.

Um beijinho para todas!!